Thom Yorke e a arte das ambientações
Produtor e vocalista do Radiohead lança nova música para desfile de moda em NY

Depois de fazer uma trilha sonora de 18 dias para uma exposição de artes na Austrália, Thom Yorke agora lança uma música chamada "Villain”. O som, apresentado na semana da moda em Nova Iorque para a coleção de inverno da marca Rag & Bone, é bem escuro e épico, algo como demônios saindo de um lago fumegante. O histórico dele com a grife vem desde 2011, com composições de trilhas sonoras para desfiles.
A composição é permeada por vozes de anjos (ou demônios), contando com 12 membros do coral norte-americano Brooklyn Youth Chorus. A música de oito minutos começa com acordes de piano, numa rítmica inconstante, e vai ganhando aos poucos elementos, como vocalizações e samples.
Ambientações
Yorke tem se consolidado como um expert em ambientações. Ele também estaria compondo uma música para a adaptação de "Old Times", de Harold Pinter, para a Broadway.
Recentemente, Yorke também lançou a “Subterranea”, uma faixa de 18 dias que, segundo o The Independent, vai evoluindo e desenvolvendo - nenhum minuto ao longo das 432 horas é igual. É uma mistura de texturas ambientais, sons experimentais e gravações. Assemelha-se aos momentos mais abstratos do último álbum de Thom Yorke, “Tomorrow's Modern Boxes”, embora inclua toques de músicas como “Fitter, Happier”. A soundtrack foi usada em exposição na Carriageworks, em Sydney, na Austrália, e durou durou até o último fim de semana (6/6). Depois desta data, não existem planos para a “Subterranea”.
A estação de rádio australiana, Triple J, descreve a faixa como uma música bastante densa: “subs rebentam do chão, mids ecoam pelas paredes, enquanto que os agudos chovem do teto”.
Ouça abaixo um pedacinho da música utilizada na exposição:

Compartilhar por Whatsapp